SOBRE MIRIAN

Mirian Sobreira Deputada Estadual

Natural de Iguatu (CE), Mirian Sobreira é enfermeira formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e deputada estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PTD).

No âmbito da Enfermagem, sempre se mostrou preocupada com o bem-estar e o cuidado com o próximo. Como resultado do seu empenho, Mirian ocupou o cargo de diretora do Hospital São Vicente, em Iguatu. O exercício da profissão, aliado aos cuidados com o povo e à prática de lutar por melhorias para a população, foi o que levaram a enfermeira a seguir a carreira política.
Em sua trajetória pública, foi primeira-dama e secretária municipal de Ação Social de Iguatu, período em que ficou à frente da Secretaria Municipal de Ação Social, realizando um brilhante trabalho, desenvolvendo projetos sociais, afirmando a sua capacidade e força de vontade, gerando o reconhecimento de todos e iniciando uma longa caminhada na vida pública. Mirian Sobreira tornou-se um exemplo de grande líder para a cidade de Iguatu. Uma Mulher forte e determinada que foi acolhida e acolheu a todos, tornando-se uma leal amiga do povo. Nas eleições de 2010, Mirian foi eleita deputada estadual com 45.739 votos. Nas eleições de 2014, a parlamentar foi reeleita para seu segundo mandato como deputada estadual com 44.451 votos.
Em março 2015, Mirian Sobreira, foi convidada pelo governador Camilo Santana para assumir a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) e ficou a frente da pasta coordenado, articulando e executando ações para a consolidação da Política Estadual sobre Drogas. Em de junho de 2017, retornou para as atividades parlamentares.
Na política há vinte anos, Mirian Sobreira é uma das sete representantes da classe feminina no Legislativo cearense.
Na Assembleia Legislativa, exerceu a função de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público; vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde, além de integrar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e outras seis comissões técnicas da Casa.
Atualmente é presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (CCTES) e 3º Procuradora Adjunta Especial da Mulher na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, eleita para o biênio 2017/2018. O seu trabalho tem ganhado destaque no Parlamento cearense com temas relevantes, como as melhorias na educação, segurança e na saúde.

Representando a classe feminina no Legislativo cearense.

Destaque: – Foi a primeira enfermeira eleita para um mandato de deputada estadual no Ceará; – Foi agraciada com o título de Cidadã Acopiarense, em 2012; – Foi a agraciada com o Troféu Amiga da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben-CE), em 2012; – Recebeu moção de agradecimento do Ministério Público do Ceará pelo apoio a não aprovação da PEC 37, em 2013; -Integrou a Comissão da Seca na Assembleia Legislativa, em 2013; – Foi membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia na Assembleia, em 2013; – Recebeu o título de sócia honorária do Rotary Club de Iguatu, em 2013. – Foi a primeira secretária de Políticas sobre Drogas do Brasil, em 2015 e 2016.

Comissões

Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Presidente) Orçamento, Finanças e Tributação (Membro) Educação (Membro) Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca (Suplente) Fiscalização e Controle (Suplente) Constituição, Justiça e Redação (Suplente)